menu

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Historia do nome

Sr.João Luiz Gonçalves Noronha, se apresentou voluntário para a Guerra do Paraguai , juntamente com seus filhos maiores João Luiz e José Luiz. Dentre outras, ele lutou nas batalhas de Tuiuti e Lomas Valentinas.
Deixou em casa sua esposa Mariana Ernestina de Noronha com as filhas menores Mariana, Deolinda e Maria Amélia. Deixou para cuidar delas o filho Olympio Gonçalves de Noronha (Que deu o nome a cidade de Olimpio Noronha – Sul de Minas Gerais). Olympio , assim que completou 18 anos, fugiu de casa e se alistou indo atrás de seu pai e seus dois irmãos.

O Capitão João Luiz deixou também os filhos menores Eugênio Luiz e Américo aos cuidados da família do Dr. Gaspar Lisboa , em Itajubá.

Seu filho José Luiz Gonçalves de Noronha, chegou ao posto de Alferes do 19º Batalhão de Voluntários da Pátria. Ele morreu na Batalha de Tuiuti, travada em 24 de maio de 1866, considerada a maior peleja militar de todos os tempos na América do Sul. Varado pela espada do inimigo, foi o sangue Sul-Mineiro que regou as coxilhas do Sul, em defesa do Brasil. E tais foram os seus atos de bravura que foi enterrado com as honras de Capitão.


Eugênio L. Gonçalves Noronha, esposa D. Elisa e Filhos

Seu filho Eugênio Luiz Gonçalves Noronha, funcionário da Prefeitura Municipal de Brazópolis, nasceu em Santa Catarina de Minas (hoje Natércia) casou-se com Elisa de Oliveira Noronha, nascida em São Caetano da Vargem Grande e aqui veio residir. 
Eugênio e Elisa são os pais de João (Maestro), Zéca (Fotógrafo) , Agenor (Comerciante), Joaquim (Monsenhor Noronha) Antonio(Professor) Alfredo Noronha (Poeta) e Benedita, conhecida por Titi (Professora).

Veja os parentescos AQUI

Seja bem-vindo. Hoje é

RÁDIO ONLINE

Stream status
Caso não conseguir ouvir clica AQUI

Deixa seu comentário

Correio de voz

Se você tem algum artigo sobre Olimpio Noronha, manda para gente

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Anexar



Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts